top of page
O NATURISMO MÉDICO NA MEDICINA NATURAL PART.2

Seria interessante, como já foi realizada na Comunidade de Aragão, na Espanha, a introdução da MN nos Centros de Saúde, dando possibilidade para que os usuários adotem a MN para tratar as patologias habituais. Isto possibilitaria a pesquisa e o avanço desta disciplina.

A prevenção de doenças

A MN tem grande utilidade atualmente por seu caráter preventivo. Isso já intuíam nossos antepassados, ao recomendar a dieta vegetariana para a manutenção de um melhor estado de saúde.

 

Hoje podemos recolher na literatura científica diversas entrevistas que contemplam os benefícios para a saúde oferecidos por uma alimentação com predomínio de vegetais.

 

Em relação à alimentação vegetariana, observa-se, entre os médicos naturistas, que nem todos a recomendam.

 

Pessoalmente, adotei este tipo de alimentação há mais de 25 anos, e pude observar muitos benefícios.

 

Fazendo um estudo retrospectivocom outros membros da família que não modificaram seus hábitos alimentares neste sentido, tomando como base os membros da associação vegetariana local e meus próprios pacientes, cheguei à conclusão de que se adoece menos e, portanto, os gastos farmacêuticos e com saúde diminuem.

 

Este não seria um bom argumento na hora de debater a inclusão da MN na assistência pública? A melhoria do estado de saúde através da alimentação adequada é potencializada, como se sabe, pelos hábitos ou estilos de vida saudáveis que estas pessoas (que adotam uma dieta vegetariana) costumam ter.

 

Dentro da dietética, deve-se lembrar, atualmente, que certas práticas médico-naturistas,

como o crudivorismo, já eram recomendadas por médicos como Bircher-Benner na Suíça,

no primeiro terço do século XX.

 

Este médico, com uma intuição extraordinária, suspeitou da existência de alguns princípios dos alimentos ainda não revelados naquela época (as vitaminas), e que tantos problemas de saúde haviam resolvido quando a terapia moderna começava a se sobressair.

4 HISTÓRIA DA MEDICINA BIOLÓGICO-NATURISTA

FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA IBEROAMERICANA

 

O NATURISMO MÉDICO NA MEDICINA ATUAL. RESUMO DO QUE FOI A MEDICINA NATURISTA NO

SÉCULO XX NA ESPANHA

 

O mesmo pode ser dito da fibra dietética, tão criticada até pouco tempo. Há algumas décadas o pão integral era, virtualmente, apenas recomendado por médicos naturistas.

Hoje em dia, comprovou-se através de diversos estudos os benefícios oferecidos para a

saúde, principalmente no campo preventivo.

Um assunto de interesse geral é o tema do consumo de proteína de origem vegetal, em contraposição à proteína animal, que em geral é mais cara e, supostamente, menos saudável.

 

Tradicionalmente, os médicos naturistas recomendam a suplementação (mistura de cereal com legumes) e, principalmente, o consumo de soja (Glicine sp.), alimento que é uma das exceções no Reino Vegetal, com uma composição de aminoácidos bastante adequada. Nos últimos anos, observou-se nas revistas médicas os benefíciosque oferecidos pelos fitoestrogênios, principalmente no climatério, reduzindo os transtornos próprios desta etapa da vida e prevenindo patologias como a osteoporose (com menos possibilidade de fraturas patológicas), a arteriosclerose (com menor incidência de cardiopatia isquêmica e demência), etc. Os médicos que há anos recomendam o consumo de soja e derivados (ricos em fitoestrogênios) puderam observar esta realidade.

 

Convidamos os administradores financeiros da saúde pública a fazerem as contas para ver se vale a pena prevenir com uma alimentação adequada. Para alongar muito o tema da alimentação, mencionaremos apenas as recomendações das Associações da luta contra a arteriosclerose (com sua dieta cardiossaudável), além da luta contra o câncer, tanto nacionais quanto estrangeiras, que em seu decálogo preventivo descrevem o que é uma alimentação com predomínio de vegetais e a adoção de hábitos saudáveis de vida, algo que é recomendando em Medicina naturista há muito tempo.

Continue lendo...

Portal COFEMEN- Produzido por Cofemenmidia 
End: Cond. Edif. Nossa Senhora da Ajuda-R. do Tira Chapéu, 6 - Centro, Salvador -4º andar, Sala 410, BA, Cep:40020-060 - ( 71 ) 3321-9286 / 9 9172-3142
bottom of page