top of page
O NATURISMO MÉDICO NA MEDICINA NATURAL

Introdução

É bem sabido que a Medicina naturista (MN) não é reconhecida em todos os países do mundo, onde alegam, entre outras razões, que não é um método validado cientificamente.

Estas e outras afirmações semelhantes não se sustentam, já que o que caracteriza a MN é o critério com que se aplicam estas terapias, mais do que as terapias em si, embora sempre optará pelas que mais se aproximem ao “primum non nocere” do professor do Cós.

 

As terapias empregadas com mais freqüência na MN, como a dietoterapia, a fitoterapia, a hidroterapia, a fisioterapia, etc., possuem um reconhecimento cada vez mais amplo.

Oobstáculo para um futuro reconhecimento da MN na Espanha está mais relacionado à

forma como são interpretadas as doenças do, propriamente, nas terapias empregadas.

 

Neste sentido, tentaremos demonstrar o papel que desempenhou, e ainda desempenha, a MN na Medicina atual, com dados provenientes de bibliografia científica dos últimos anos.

Também serão buscados resultados obtidos em uma consulta de atenção primária

particular aplicando o critério médico-naturista, ou seja, a arte de potencializar e/ou guiar a força curativa que todos carregam em si.

A resolução de problemas em atenção primária.

Um conceito fundamental na atenção primária é a resolução de problemas de saúde. Osmédicos que trabalham no sistema público podem comprovar que o que a maioria dospacientes crônicos quer é a “renovação das receitas dos medicamentos”, que, na sua maioria, tratam-se de problemas de saúde habituais, como a hipertensão arterial, artrose em seus primeiros estágios, patologia psiquiátrica (ansiedade, insônia, depressão, etc.), neurológica (cefaleias, vertigem, etc.), doenças funcionais, etc. Algumas destas patologias são analisadas primeiramente pelo médico de atenção primária, e caso continuem, às vezes, encaminha ao especialista.

 

O B J E T I V O S

• Entender a importância da Medicina Naturista no século XXI.

• Compreender que a Medicina Naturista deve atuar conjuntamente com a Medicina Tradicional.

 

1. Fonte: Ursa Herguedas, Andrés J. Dr. (Médico Naturista). El naturismo médico en la medicina natural. Revista

Dynamis, Revista de la Asociación de Médicos Naturistas de España (AEMN). Endereço web:http://www.medicina-naturista.net/dynamis/Naturismo.pdf

 

O NATURISMO MÉDICO NA MEDICINA ATUAL. RESUMO DO QUE FOI A MEDICINA NATURISTA NO

SÉCULO XX NA ESPANHA

HISTÓRIA DA MEDICINA BIOLÓGICO-NATURISTA 3

FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA IBEROAMERICANA

A Medicina Naturista (MN), embora seja validada cientificamente, não é aceita em todos os países por ter um método próprio e uma interpretação da doença diferente da “oficial”.

Os sistemas sanitários dos países se beneficiariam com a introdução da MN por seu caráter preventivo e curativo. Suas práticas respeitam o Meio Ambiente, não são agressivas, são baratas e eficientes. O freio na pesquisa em MN encontra-se no acordo

das multinacionais farmacêuticas de pesquisar somente remédios rentáveis. Seria interessante que uma próxima regulação da prática da Medicina Complementar (MC) na

União Europeia fosse realizada por uma junta médica. A MC vai desempenhar um papel

cada vez mais importante nos próximos anos, já que serão destinados mais recursos na pesquisa, aumentando a demanda por parte da população e regularizando sua prática.

Palavras-chave: Medicina naturista. Resolução de problemas de saúde. Medicina

 

Complementar. Medicina não convencional.

Embora haja cada vez mais colaboração dos médicos de atenção primária com os médicos naturistas, e vice-versa, os médicos de atenção especializada não costumam admitir interferências, sendo um obstáculo para a aceitação da MN no sistema público de saúde.

Continue lendo...

Portal COFEMEN- Produzido por Cofemenmidia 
End: Cond. Edif. Nossa Senhora da Ajuda-R. do Tira Chapéu, 6 - Centro, Salvador -4º andar, Sala 410, BA, Cep:40020-060 - ( 71 ) 3321-9286 / 9 9172-3142
bottom of page