top of page
naturopatia

CORONA VIRUS E CUIDADOS COM A IMUNIDADE!

 

O Corona vírus está ai, é uma realidade, cada dia mais próximo de nós, mas e daí, o que fazer? como me livrar deste? ou como me proteger? e se for infectado, como me prevenir dos seus efeitos nefastos? Como temos acompanhado nas mídias, matérias médicas, ouvimos vários cientistas, ainda não temos uma medicação sequer,que seja eficaz contra este vírus (Covid-19), desta forma quem tem que resistir a isso ou seja a este (covid-19) terá que ser a criação divina ou seja nosso sistema imunológico, mas para isso precisamos estar

bem de saúde, pois assim nosso sistema autoimune estará preparado para a batalha, caso contrário ficamos vulnerável as ações danosas deste vírus. E é com esse intuito que venho descrever estas linhas procurando colaborar com vocês no sentido de que possamos fazer uso da natureza em nosso favor, pois temos vários componentes naturais que auxiliam nosso corpo a melhorar o sistema de defesa ou seja aumentam os soldados (células de defesa) de nosso sistema autoimune, os quais passarei a descrever:

Aumente seu sistema imunológico.

 

Alho, (Allium sativum): tem ação, antibacteriana, antifúngica, antiviral e antitumoral. Pode ser usado em forma de capsulas de óleo de alho, ou pó de alho em cápsulas ou em forma de infusão.(chá)

 

Anis Estrelado (Illicium anisatum, L): O óleo essencial desta planta exibe ação carminativa, eupéptica, espasmolítica, antidiarreica e anti-influenza. Também é indicado para idosos, especialmente aqueles que sofrem de gastroenterite, meteorismo, espasmos gastrointestinais, resfriados e bronquite. Deve ser usado na forma de chá. A dose máxima recomendada é de 0,5 a 3 g / dia. Geralmente é tomado um copo após as refeições.

 

Unha de Gato (Uncaria tomentosa): As propriedades imunomoduladoras comprovadas da garra de gato são responsáveis pelo uso recomendado por muitos autores em circunstâncias em que a imunidade é comprometida. O chá de garra de gato também foi recomendado no tratamento de herpes genital e herpes zoster. Seus efeitos imunomoduladores parecem impedir a reativação de vírus. Ajuda a combater e prevenir infecções. Pode ser usado na forma de chá, tintura ou em capsulas!

 

Menta (Mentha piperita) : Seu ligeiro efeito anti-séptico também é utilizado para inalação contra resfriados, inflamações da laringe e bronquite. Deve ser usado na forma de Chá ou gotas de óleo essencial.

 

Limoeiro (Citrus limon, L): O suco de limão contém ácidos cítrico, acético, fórmico e especialmente ácido ascórbico (vitamina C). Ele também contém dois poderosos antioxidantes, hesperidina e eriocitrina. Possui propriedades antiscorbúticas, anti-sépticas, anti-hemorrágicas, cicatrizantes, digestivas, expectorantes e tônicas. É utilizado no combate à estomatite e inflamação da boca e garganta. Deverá ser usado na forma de chá, suco da fruta ou ainda óleo essencial.

 

Própolis : Ação antibacteriana, Ação antiviral, Ação antifúngica, Ação anti-inflamatória, Ação antioxidante, Ação anticancerígena, Ação Imune estimulante A ação antibacteriana da própolis, é extremamente notável, uma vez que as suas propriedades ajudam acabar com diferentes bactérias presentes nas infecções como: • Anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites, entre outras. Outro motivo que faz as bactérias sucumbirem a partir da ação da própolis, é que diferente dos antibióticos sintetizados, os microrganismos nocivos acabam não desenvolvendo uma resistência a essa solução.

    Para o tratamento de problemas acometidos por fungos que acometem principalmente o couro cabeludo entre outras partes do corpo, a ação antifúngica da própolis inibe o desenvolvimento dessas infecções dermatológicas.

​​

  As propriedades antivirais da própolis fazem com que essa solução seja uma granderecomendação para o tratamento de doenças virais como herpes, adenovírus, coronavírus erotavírus. Algumas pesquisas levantaram que as ações anti-inflamatórias da própolis são tão eficazes quanto do Diclofenaco, remédio que combate no tratamento de inúmeras infecções. Por esse motivo, ele também é recomendado para combater inflamações, causadas por diferentes doenças.

 

    Para combater os radicais livres, que promovem a aceleração do envelhecimento no corpo,a própolis é uma opção bem-vinda. E o que comprova essa afirmação é a presença dos fenólicos em sua composição, que resulta em uma ação antioxidante, responsável por prevenir oenvelhecimento celular.


   Os efeitos imuno estimulante, são responsáveis por aumentarem a produção das células
que produzem anticorpos. A partir disso, a ingestão da própolis contribuí para o fortalecimento
do sistema imunológico, diminuindo assim o aparecimento de doenças infecciosas.
Deve ser usado na forma de tintura ou em capsulas.


Óleo de olíbano (Boswellia serrata): Pesquisas indicam que ele possui agentesantibacterianos e antissépticos, adstringentes, antidepressivos e anti-inflamatórios e toda essa mistura ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade crônica, reduz dores diversas e a inflamação,aumenta a imunidade do organismo, o que também contribui com a prevenção de muitas doençase até ajuda a combater células cancerígenas. Seus compostos são repletos de agentes antiinflamatórios,entre eles terpenos e ácido boswélico, que são fortemente anti -inflamatórios e protetores das células saudáveis.O óleo também demonstra capacidade de interagir com o sistema límbico do cérebro e influenciar o sistema nervoso, entre muitos outros benefícios que ajudarão apromover a sua saúde de várias maneiras. Deve ser usado na forma de tintura.


Auto-hemoterapia: O efeito benéfico da auto-hemoterapia, está relacionado à presença de antígenos no sangue injetado, que estimulam o corpo a produzir anticorpos, o que torna o sistema imune mais forte para lutar contra doenças infecciosas, inflamatórias, bacteriológicas e virais que estejam desenvolvendo doenças no corpo humano ou de animais.
    Forma de aplicação: Deve-se retirar de 5 ml a 7ml de sangue da veia com uma seringa e logo em seguida aplicado no músculo glúteo, com intervalo de 7 em 7 dias.

 

     Ainda devemos ter todo o cuidado quanto a higiene pessoal, lavar as mãos com frequência,
manter uma certa distancia das outras pessoas para evitar contagio, sair para a rua somente quandorealmente houver necessidade, mante o organismo sempre bem hidratado, tomando agua com frequência, fazer uso de vitamina C, no mínimo 1g (um grama) dia. Não se desgastar fisicamente com esforço desnecessário, manter uma alimentação saudável, bem como manter o corpo o mais alcalino possível, ingerindo 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo com agua em jejum diariamente.

 

 

OBS: Não brinque com oque é sério, se ama sua família, cuide dela e cuide-se também.

Naturopata: DR GILSON ROGÉRIO E SILVA

 

Portal COFEMEN- Produzido por Cofemenmidia 
End: Cond. Edif. Nossa Senhora da Ajuda-R. do Tira Chapéu, 6 - Centro, Salvador -4º andar, Sala 410, BA, Cep:40020-060 - ( 71 ) 3321-9286 / 9 9172-3142
bottom of page